Festas Juninas

Comemoradas no mês de Junho as tradicionais Festas Juninas no Ceará é um verdadeiro espetáculo para turistas e moradores locais onde essas festas são realizadas. Nesse período de festividades, são realizadas homenagens aos santos católicos São Pedro, São João e Santo Antônio, onde no dia 13 de Junho as comemorações são voltadas a Santo Antônio (popularmente conhecido como o santo “casamenteiro”). Na oportunidade as  moças e rapazes solteiros buscam na bênção do Santo um relacionamento. No dia 24 é celebrado o dia de São João, que para alguns é conhecido como o “Santo festeiro” e no dia 29 é comemorado o dia de São Pedro (popularmente conhecido como “O porteiro dos céus” ou aquele que envia a chuva).

Festa dos Santos Populares

Durante as festas juninas, uma variedades de comidas típicas regionais podem ser encontradas. Podemos destacar algumas que você não pode deixar de experimentar durante as festividades juninas  A canjica, o curau, a pamonha, o arroz doce, o pé de moleque, o bolo de milho e muitas outras, que  costumam agradar o paladar e divulgar um pouco mais da culinária cearense, que faz sucesso no mundo todo por sua peculiaridades.

Comidas Tipicas Juninas

Um outro ponto forte nessas festividades são os festivais de quadrilhas juninas que é uma das manifestações culturais mais representativa do São João. Embaladas pelos famosos versos de Luiz Gonzaga como “Olha pro céu, meu amor, veja como ele está lindo”…  e muitos outros, rapazes com blusas de manga longa, chapéu de palha e moças com vestidos longos e rodados formam pares de dança. Mas não é qualquer tipo de dança, na ocasião histórias são contadas, casamentos fictícios são realizados e o que prevalece é a alegria. Nesses festivais sempre o maior ganhador não são aqueles que se apresentam com um desempenho impecável. O maior ganhador é o público, que tem uma oportunidade de conhecer melhor a cultura cearense. Você é o nosso convidado a participar dessas festividades e continuar nos acompanhando através da série Festividades Cearenses!

Quadrilhas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *